RECLASSIFICAÇÃO DE MONTA (sinistrados)
A nossa equipe oferece este serviço essencial para a reclassificação de monta, facilitando assim a liberação de bloqueios administrativos de veículos. Este serviço é particularmente útil em casos onde o veículo foi classificado como de grande ou média monta em um Boletim de Acidente de Trânsito (BAT ou BOAT) e enfrenta restrições no DETRAN. Frequentemente, avaliações no BAT podem ser imprecisas. Para corrigir isso, realizamos uma avaliação detalhada e emitimos um laudo de recuperabilidade, conforme a resolução 810/2020 do CONTRAN, permitindo a retificação do BAT e, consequentemente, a reclassificação da monta do veículo.
Um bloqueio de sinistro é aplicado quando um veículo sofre danos estruturais significativos, podendo ser resultado de enchentes ou, em alguns casos, de roubo/furto, especialmente se o veículo for remarcado. Este bloqueio é registrado no momento em que o boletim de ocorrência é lavrado, indicando danos de média ou grande monta. Em situações de pequena monta, não ocorre o bloqueio do veículo. Para veículos adquiridos em leilão, o sinistro é registrado mediante um laudo técnico elaborado por um engenheiro mecânico devidamente cadastrado no DETRAN.
APÓS UM ACIDENTE DE TRÂNSITO...
Se você enfrentar um acidente e suspeitar de um bloqueio de sinistro em seu veículo, os DETRANs em todo o Brasil notificam os proprietários através de correspondências, que podem levar de 30 a 90 dias para chegar. É possível também verificar a situação diretamente no site do DETRAN de seu estado, onde o bloqueio pode aparecer como "Bloqueio Administrativo".
Para desbloquear um veículo com sinistro, é essencial entender os três tipos de bloqueios, classificados conforme a extensão dos danos:
- Pequena Monta: Danos leves que não afetam a estrutura do veículo. Não é necessário nenhum procedimento junto ao DETRAN, e o veículo não é bloqueado.
- Média Monta: Danos moderados que afetam partes estruturais do veículo. É possível reparar e desbloquear a documentação do veículo.
- Grande Monta: Veículos severamente danificados são considerados irrecuperáveis e não podem circular. É preciso recortar o chassi e entregar no DETRAN junto com as placas. Em raros casos, é possível reclassificar veículos de grande para média monta.
Este serviço de reclassificação oferece uma nova oportunidade para veículos previamente restritos, garantindo uma análise precisa e a possibilidade de retorno à circulação legal.